quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ficção Portuguesa

A "Ficção portuguesa", designação que muita gente gosta de dar às novelas, é a meu ver um dos maiores problemas deste país.

Primeiro, coisa que não entendo, a maior parte das mesmas tem que ter o nome de uma musica que é para o genérico coincidir com o título da novela... Demonstrando uma grande ( Brilhante !! ) criatividade.

No tempo em que as famílias tem mais tempo para estar juntas, a realizar todo o tipo de actividades, a conversar e a usufruir do seu tempo como família, que acontece geralmente depois do jantar, o que acontece é que já é quase impossível perder o episódio em que "ela vai finalmente dizer que o ama" ou aquele em que se vai descobrir finalmente quem e que é o assassino", e a maior parte da população portuguesa está sentada no sofá completamente absorvidos por aquela "história". E se tudo acabasse por aqui tudo seria um mal menor.. È que no dia seguinte o tema das pausas no trabalho para tomar um café são inevitavelmente....as novelas. E desengane-se quem pensa que apenas as mulheres sofrem deste mal, porque também os homens gostam muito de as ver (às novelas, claro...).

Subitamente, torna-se quase escandaloso não saber o que e que aconteceu ontem na novela das 22h..
`
E o país parece que fica de luto quando o personagem principal morre, mesmo que no dia a seguir ( e agora na vida real, para que na haja confusões) este apareça no supermercado a fazer as compras do costume e a acenar a(o)s fãs..

Por outro lado se finalmente dois apaixonados se beijam pela primeira vez tudo sai à rua com um sorriso na carra e o romantismo paira no ar..

Alguém tem de começar a dizer a estas pessoas que podem encontrar histórias extremamente mais interessante, com mais enredo e qualidade num filme ou num livro, sem precisarem de ano e meio para chegar ao clímax da história!!

Sem comentários: